Em julho passado decorreu uma mobilidade juvenil na Grécia (em Patras), que agregou adolescentes de duas escolas públicas portuguesas, em representação da Nó Górdio e dois líderes de grupo, cada um deles a exercer funções numa dessas escolas/agrupamentos.
Houve uma preparação cuidada dos participantes – nomeadamente reuniões presenciais para averigúar o estado da poluição em zonas marinhas, formação em linha sobre as alterações climáticas com uma especialista na temática (Professora Doutora Bárbara Machado), reuniões em linha com os jovens e os seus pais,…

Foram 48 jovens e 12 líderes de grupo que refletiram em torno de questões das alterações climáticas.
O objetivo do projecto foi aumentar o nível de conhecimento ambiental e a sensibilização para a necessidade de proteger o ambiente através de métodos alternativos de acordo com as realidades ambientais das comunidades locais.
O projeto trabalhou as alterações climáticas e o aquecimento global, e visou permitir que os jovens e os seus líderes trabalhassem em conjunto e reforçassem a sua cidadania europeia, promovendo ao mesmo tempo a inclusão, o ambiente e a consciência europeia.
Os objetivos assumidos foram:
– fortalecer a identidade europeia dos participantes e, consciência da necessidade de participação social para reduzir as alterações climáticas entre Cidadãos europeus.
– fazer com que os jovens participantes saíssem da caixa dando as suas próprias ideias em empreendedorismo verde.
– encorajar a participação direta destes 48 jovens de 9 países e encorajar a adopção de uma atitude responsável em relação à redução do consumo de energia e do desperdício.
– compreender as diferenças entre nações, tornando-as mais unidas através do encontro entre diferentes culturas
– promover a redução da poluição ambiental e compreender a importância de um ambiente de vida saudável entre os membros das comunidades.
– incrementar uma alimentação sustentável, um uso racional da energia e, em geral, manter uma atitude responsável em relação a estas questões.
A ideia foi utilizar uma variedade de diferentes métodos educativos não formais de pensar fora da caixa para o empreendedorismo verde, desenvolvimento pessoal, coaching, gestão do tempo, psicologia, contra a discriminação social e cultural e muitos outros temas que se estão a tornar permentes. O objetivo foi divulgar estes métodos através das ONG e ajudar os jovens a tornarem-se mais equilibrados e felizes na sua vida diária, bem como aumentar as suas taxas de empregabilidade.
Em termos de Erasmus +, foi importante para :
x a melhoria das competências e aptidões-chave dos jovens;
x incluir participantes com menos oportunidades;
x promover a participação e a cidadania ativa no mercado de trabalho europeu;
x aumentar as oportunidades de mobilidade de aprendizagem para os jovens activos no trabalho juvenil;
x reforçar a cooperação entre as instituições parceiras.
Em partilha, um vídeo resumo desta experiência: https://bit.ly/3CsT3AS