Uma Assembleia de Seis Nações em Portugal : WE CHOOSE TO GAME-IF-I

  • Outubro 10, 2022

Nesta última semana Amarante acolheu um programa de intercâmbio juvenil onde participaram trinta jovens de diferentes países, incluindo a Geórgia, Portugal, Itália, Marrocos, Chipre e Ucrânia, que representaram os seus países. Houve algumas atividades relacionadas com a gamificação e aprendizagem baseada no jogo oferecidas pela organização de acolhimento Associação Nó Górdio.

No primeiro dia, o facilitador dinamizou algumas atividades introdutórias, nas quais os participantes puderam conhecer-se, com a ajuda de vários jogos propostos que familiarizaram os indivíduos com as identidades dos outros participantes.

O segundo dia baseou-se na introdução da gamificação e da aprendizagem baseada no jogo, onde os participantes reconheceram a ideia do projeto e partilharam a sua compreensão sobre o programa e houve algumas atividades destinadas a esclarecer os participantes sobre o reconhecimento de outras culturas e o respeito pelas suas tradições. Posteriormente, houve uma caça ao tesouro pelas ruas de Amarante, com o objetivo de se familiarizar com os habitantes locais e aprender sobre as suas normas. O dia só terminou depois dos participantes da Geórgia terem apresentado a sua cultura e a sua cozinha, na primeira noitre intercultural deste intercâmbio.

O dia seguinte foi dedicado às atividades ao ar livre, que começaram com uma nova experiência para a maioria dos participantes – clube de golfe. Os participantes puderam experimentar a brisa fria do Outono na mais bela praia do Porto ao lado de uma capela (Capela do Senhor da Pedra). Ficaram muito contentes porpoderem ter esta experiência única. Durante a noite, os participantes italianos apresentaram a cultura do seu país e realizaram um workshop sobre como fazer uma massa italiana.

O quarto dia foi o dia em que os participantes participaram em alguns dos jogos em que fizeram uma simulação onde puderam escolher os seus papéis. Tiveram de convencer os outros a deixá-los sobreviver enquanto um avião se despenhava. Só podia haver um sobrevivente e a cada participante foi dado um nome aleatório de participante e a forma como deveriam eliminá-los. Depois houve a partilha da cultura da Ucrânia e foi uma explosão de emoções.

O quinto dia foi novamente de atividades ao ar livre, canoagem e ciclismo à volta do rio (Rio Tâmega). estas atividades decorreram durante a manhã, enquanto que à tarde alguns foram nadar e jogar futebol. Ao fim do dia, os participantes anfitriões apresentaram a sua bela cultura e algumas bebidas espantosas.

Esta breve descrição do programa destina-se a ser uma demonstração de como se realizam os intercâmbios juvenis. Os membros deste programa tiveram a possibilidade de conhecer novas pessoas, interagir com diferentes culturas e aprender sobre elas, explorar novos lugares e, de um modo geral, divertir-se. Todos incrementara a sua capacidade de comunicar em Inglês.

No último dia, tivemos a entrega dos certificados e dos YouthPasses. Houive a cobertura noticiosa por um canal de televisão local, a Novum Canal. Pode assistir à reportagem no link a seguir:

A reportagem televisiva pela Novum Canal

EnglishPortuguese