Disseminação – projeto LASE

No dia 19 de novembro de 2023, realizámos, no Meu Hotel, em Gandra, Paredes,  a atividade de disseminação do projeto LASE.

O grupo reunido incluiu 21 animadores de juventude de 7 países europeus diferentes: Portugal, Espanha, Itália, Ucrânia, Bulgária, Roménia e Chipre. Além disso, estiveram presentes dois formadores da Nó Górdio.

Foi uma excelente oportunidade para falar sobre o projeto e os seus resultados. O presidente da Nó Górdio falou sobre os sete dias de formação que decorreram em Paredes, entre 05 a 13 de julho de 2023, em que incentivámos os animadores de juventude e os jovens ativos a pensarem e criarem as suas próprias empresas sociais que pudessem ajudar a resolver os seus problemas sociais locais por eles identificados. Os participantes passaram por todo o processo, desde a idealização até à criação do plano de negócios, juntamente com a promoção da sua criatividade empresarial centrada em questões sociais.

 

Testemunhos dos participantes portugueses

 

[Beatriz]

Como participante no projeto LASE, houve várias coisas que se destacaram para mim. Em primeiro lugar, o ambiente que foi criado, as pessoas que conheci e as culturas com que tive a sorte de entrar em contacto. É muito importante para mim toda esta parte e o quanto posso aprender com as outras pessoas, e foi sem dúvida isso que encontrei, que aprendi e consegui reter esses conhecimentos. Enfim, todas as atividades ajudaram a aprofundar coisas que eu já sabia, mas a forma como foram feitas, o trabalho em equipa e a capacidade de uma forma de educação não formal ajudaram a que os conhecimentos que me transmitiram não fossem esquecidos devido à forma como ensinaram, porque foi diferente, e por isso estou muito grata.

 

[Filipa]

A participação no projeto Erasmus+ “Launching a Social Enterprise” permitiu-me adquirir novos conhecimentos e competências e aprofundar aqueles já existentes, tanto na área do Empreendedorismo Social e da criação de negócios, como a nível da Língua inglesa. Durante os seis dias desta experiência intercultural e enriquecedora, foram várias as atividades realizadas, sempre baseadas em métodos ativos, que se focaram na aprendizagem experimental e prática, e não em métodos mais expositivos, nos quais o participante pouco intervém. A comunicação com outros participantes de diferentes contextos culturais permitiu-me compreender várias diferenças culturais e como elas se podem interligar, sendo este um ponto forte deste tipo de projetos. Agradeço a todas as organizações envolvidas no desenvolvimento deste projeto e, em especial à Associação Nó Górdio, por toda a ajuda e orientação. Sem dúvida, uma experiência a repetir.

 

[Gonçalo]

A minha experiência no programa LASE foi muito positiva. Foi uma semana cheia de experiências e conhecimentos. Foi espetacular conhecer pessoas de toda a Europa com diferentes idades, experiências de vida e culturas. Os mentores foram muito prestáveis e estiveram sempre presentes para nos explicar e ajudar. Fez-me perceber a importância do design thinking e como pode ser útil para qualquer tipo de empresa. Em geral, recomendo a toda a gente que tenha uma experiência como esta.

[Rita]

Durante a semana em que participei no projeto “Launching a Social Enterprise”, tive a oportunidade de assistir e me envolver em diversas atividades, de carácter prático, relacionadas com esta temática. Estas permitiram-me adquirir e aperfeiçoar competências importantes para o meu futuro, relacionadas com o empreendedorismo, bem como refletir sobre vários problemas sociais de diversos países. Sendo um projeto que envolveu várias pessoas de diferentes países, consegui, não só melhorar as minhas aptidões linguísticas, como também alargar o meu conhecimento sobre outras culturas. Realço que esta experiência foi bastante muito enriquecedora, que, na minha opinião, todas as pessoas deveriam ter oportunidade de participar! Por fim, gostaria de agradecer a todas as organizações, em especial à Associação Nó Górdio, e pessoas envolvidas que tornaram esta semana memorável!

 

EnglishPortuguese