Juventude em Sintonia – Visita Preparatória

Entre 20 e 23 de novembro de 2022, decorreu em Paços de Ferreira a visita preparatória para a implementação do projeto com identificação 2022-1-PT02-KA152-YOU-000052608.

Os representantes das organizações parceiras, provenientes de  nove países, além de Portugal,  – Croácia, Chipre, Espanha, Estónia, Grécia, Letónia, Macedónia do Norte, Polónia e Turquia –  tiveram oportunidade de se apresentarem bem como às suas organizações.

Recorreu-se a métodos de quebra-gelo e de apresentações dinâmicas. Fez-se uma explanação do projeto, dos seus objetivos e das atividades previstas. Abordou-se as expetativas de cada parceiro. Planificaram-se as atividades previstas para a primeira mobilidade em Portugal.

Houve uma discussão profunda acerca do programa, com métodos participativos e expositivos. Clarificaram-se os contributos esperados de cada parceiro, com métodos que envolvam todos os parceiros.

Os participantes ficaram alojados em Paços de Ferreira e tiveram oportunidade de experimentar a boa gastronomia desta localidade bem como de visitar museus e a citânia.

Houve uma visita ainda à cidade do Porto e ao Oceano Atlântico.

Promoveu-se um Open Café incluindo os participantes da Visita Preparatória. Decorreu na Casa da Eira, em Paços de Ferreira, e subordinou-se ao tema das redes sociais.

Este projeto prevê as seguintes atividades:

1. Visita Preparatória (20-23.11.2022) onde os líderes de cada grupo se encontraram para, entre outras coisas, conhecer os locais e logística associados ao projecto. Questões como segurança, bem-estar, prevenção de situações de conflito, critérios de selecção de participantes, aspetos financeiros práticos, a divisão de responsabilidades entre parceiros e a forma de implementar e divulgar o projecto foram partilhadas. Desta forma, procuramos assegurar a elevada qualidade do projeto.

2. Intercâmbio de Jovens em Portugal (31.03.2023 – 08.04.2023) – Aqui os participantes são desafiados a compor e gravar uma canção (primeiro intercâmbio) e a começar a planear um videoclip para a canção (para o próximo intercâmbio). Comporão e gravarão uma canção sob a orientação de músicos profissionais, bem como receberão conselhos de especialistas convidados. Serão igualmente encorajados a envolver outros jovens da comunidade e a partilhar a canção com a comunidade local. Os participantes esperam que a reflexão os ajude a discutir não só os obstáculos enfrentados pelos jovens, mas também as oportunidades reais e a importância das iniciativas internacionais e da aprendizagem intercultural. É nossa intenção mostrar a outras organizações juvenis que a arte de rua é também um instrumento educativo para que os jovens se envolvam mais em actividades comunitárias, como exemplo de Boas Práticas e também como fonte de inspiração para trabalhos futuros. Neste intercâmbio, o potencial do programa Erasmus+ será discutido/divulgado.

3. Promoção de atividades locais: Após o primeiro encontro, os participantes tocarão a música nas suas comunidades locais e farão pequenos vídeos que poderemos utilizar no segundo intercâmbio.

4. Intercâmbio de jovens na Polónia (22.07.2023 – 30.07.2023) – Aqui os participantes aprenderão as bases da criação de vídeos e gravarão um clip musical com membros da comunidade local na cidade de Rzeszow como extras. O resultado final (videoclipe com a canção original) será apresentado nos meios de comunicação social e à comunidade local no evento de encerramento do projecto. Durante o segundo intercâmbio juvenil, os participantes abordarão algumas das dificuldades que os jovens enfrentam nos seus países de origem, e como podem minimizá-las ou mesmo superá-las participando em projectos internacionais como este. O videoclipe também contribui para sensibilizar a geração mais jovem sobre as vantagens de ser activa e participativa no desenvolvimento do projecto.

Os intercâmbios envolvem quarenta participantes das dez organizações parceiras. Cada equipa é composta por quatro jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (incluindo 50% com menos oportunidades) e um líder de grupo – a inclusão e a diversidade tem de começar aqui para que o projeto tenha sentido.

Em partilha, um vídeo resumo da Visita Preparatória: