Começo por me apresentar. O meu nome é Luís Ferreira, tenho 37 anos e sou professor de Educação Física. Através da Associação Nó Górdio, já tive a possibilidade de participar em dois projetos de mobilidade para “Youth Workers”, que me permitiram conhecer quatro países, a saber: Polónia (Rzezów), Finlândia (Seinajoki), Chipre (Pedoulas) e Georgia (Tbilisi e kobuleti).
Além desta oportunidade ímpar, sem a qual seria muito difícil algum dia visitar estes países, há alguns pontos que quero destacar e que me fazem estar muito agradecido por esta oportunidade.
Em primeiro lugar, nestes projetos de mobilidade temos a oportunidade de confraternizar com vários participantes das mais variadas nacionalidades e culturas, fazendo com que a cada contacto, se possa conhecer um pouco mais desta Europa da qual fazemos parte.
De seguida, temos a oportunidade de melhorar a escrita e a oralidade no inglês, sendo a língua universal que nos permite aprender e confraternizar em todo o projeto. Além do já referido, destaco os contactos e amizades que criamos e que nos acompanham ao longo da vida, sendo também uma porta de entrada para outros países e culturas, pelas relações estabelecidas com os nossos pares.
Por último e não menos importante, todas as skills, aprendizagens e energia positiva que trazemos dos projetos, fazem-nos crescer enquanto pessoas e profissionais, o que leva a uma melhoria da nossa forma de estar nas áreas profissionais e pessoais.