Aqui vamos dar conta das atividades diárias deste projeto, que ocorreram entre 02 e 09 de abril de 2024, em Pissouri, Limassol, Chipre.
Os objetivos específicos do projeto eram os seguintes
- Potenciar os sentimentos dos participantes através de atividades teatrais para se expressarem com o seu corpo.
- Comparar algumas experiências da vida real para que cada participante sinta que não está sozinha/o.
- Criar fotografia de atividades emocionais.
- Criar um espaço para os jovens com menos oportunidades se exprimirem.
- Fazer com que os jovens expressem os seus sentimentos através da arte e da música.
- Abrir os sentimentos para que se possam ajudar uns aos outros.
Cada uma das participantes portugueseas contribuíu para a elaboração do Diário que agora partilhamos:
Dia 1 de abril
A viagem iniciou-se quando apanhamos um autocarro do Porto para Lisboa. Ao chegarmos, fomos jantar e passear pelo Vasco da Gama até o horário de irmos para o aeroporto, de onde partimos para o Chipre, com escala em Atenas, Grécia.
Dia 2 de abril
Depois de uma longa viagem chegamos ao Chipre apanhamos um autocarro para chegarmos ao hotel.
Almoçamos e, entretanto, recebemos as chaves dos quartos onde nos pudemos acomodar e passar a tarde.
Após o jantar tivemos uma welcoming party onde discutimos as atividades.
Dia 3 de abril
O dia de hoje começou por volta das 8h30min.
Após tomarmos o pequeno-almoço iniciámos as apresentações para conhecermos melhor os participantes onde recebemos um crachá com os nossos nomes em seguida começamos as atividades de ice-breaking e os energizers.
Depois do nosso intervalo de almoço demos início á atividade “mission is possible” onde tivemos de percorrer a cidade para completar as tarefas que nos foram atribuídas. Quando regressamos ao hotel foram feitas equipas para diferentes “daily tasks” sendo entregue a Portugal os vídeos, para acabar com as atividade foram atribuídos os respetivos amigos secretos a cada participante.
Em geral foi um dia divertido pois conhecemos mais da cidade e do resto dos participantes.
Dia 4 de abril
No terceiro dia, logo após o pequeno almoço de novo, o dia foi marcado pela atividade de Fears, Expectations and Contribuitions com o grupo completo, que foi realizado pela nossa equipa.
Quando terminou, e seguido do coffee break, apresentamos as Key Competences do Youth Pass. Cada key competence foi distribuída pelas national teams, e nós ficamos com a apresentação da Key Competence “Mathematical Competence, and competence in science, technology, engineering (STEM)”.
Fomos almoçar, e logo de seguida, partimos para o centro de Pissouri onde fizemos um jogo, com mixed teams com diferentes nacionalidades para encontrar monumentos e conhecer melhor a aldeia de Pissouri, e a sua cultura através de tasks. Tivemos um pouquinho de tempo livre para comprar snacks e souvenirs.
Entramos no autocarro e voltamos ao hotel onde fizemos a reflexão do dia, que gostamos bastante, principalmente por termos estado separadas, e logo a seguir ao jantar, tivemos a primeira intercultural night em que apresentamos Portugal e toda a gente adorou bastante o chouriço, os ovos moles e os bolinhos das festas que levamos, sem falar das danças que muitas pessoas adoraram e da apresentação. Foi um bom dia no geral.
Dia 5 de abril
Depois da habitual atividade top 10 de início do dia, bem como de um energizer, a primeira atividade, que decorreu no exterior, foi organizada pelo grupo romeno. Aqui, jogámos diferentes jogos e participamos em diferentes workshops usando diferentes tipos de emoções como base. Foi muito interessante e, igualmente importante, foi fascinante ver como cada um representava o que sentiam.
Para a segunda atividade da manhã, olhamos as diferentes fotos que tínhamos enviado e que representavam 5 sentimentos diferentes. Depois disso juntamo-nos em duplas e respondemos a umas perguntas. Uma das questões mais interessantes foi: “Existe emoção “correta” ou é individual e subjetiva”.
À tarde, tivemos a nossa feira de ONGs, onde fizemos estações usando computadores, materiais, adesivos e cartazes que desenhamos, para representar cada uma de nossas organizações. Foi muito interessante passear e conhecer as organizações de participantes de outros países!
Logo após isso tivemos a oportunidade de ir à praia! Esta atividade foi organizada pela equipa da Macedónia do Norte, onde utilizámos pintura a dedo e pincel, para representar os nossos sentimentos de forma artística em rochas que encontramos na praia! No último dia do projeto, demos essas pedras pintadas ao nosso amigo secreto.
À noite, tivemos a nossa segunda noite cultural, e os países foram Macedónia do Norte, Polónia e Lituânia. Dançamos, cantamos, fizemos quizzes e vimos muito sobre a vida das pessoas nesses diferentes países.
Dia 6 de abril
O dia começou normalmente e após o pequeno-almoço começamos as atividades. Como de costume fizemos o top10, e depois o grupo foi divido com o propósito de realizarmos duas atividades diferentes. Uma parte do grupo ficou cá fora, onde fomos dividimos em equipas mais pequenas para participar de um “Photo Hunt“, em que tínhamos tarefas a cumprir, sobre emoções e atividades físicas relacionadas com sentimentos.
A outra parte do grupo foi para a sala de atividades, dentro do hotel, onde foi organizada outra atividade, a mesma consistiu em algo mais tranquilo, em que ouvindo musica calma, e de olhos fechados fomos desenhando linhas ao acaso, apenas sentindo os nossos sentimentos. Após isso pintamos os espaços onde as linhas se tinham cruzado e formado “blocos”. Um pequeno exercício do colorir, em que foi possível fazer uma interpretação das emoções de cada um, pelas cores usadas.
Após a pausa da manhã os grupos foram invertidos, com o intuito de toda a gente fazer as duas atividades.
Na parte da tarde fomos conhecer Limassol, passando pelo Ancient Kourion e The castle of Limassol e pela própria cidade, claro. Pudemos conhecer a cidade por nós mesmos, visto que nos foi dado um tempo livre para explorarmos a cidade e, claro, para comprar algum souvenir e passear.
Já no final da tarde, voltamos para hotel. Onde cada equipa de cada país fez a sua reflexão do dia, sendo a nossa bastante positiva.
No geral, foi um dia bom e diferente. Com este dia conseguimos aprender mais sobre a cultura e sobre alguns lugares do Chipre.
Dia 7 de abril
Começámos o dia com uma atividade criada pela equipa da Lituânia onde tínhamos de escrever música. Dividiram-nos em grupos mistos e deram a cada um desses grupos um género musical diferente, depois mostraram-nos as palavras que tínhamos de incluir na nossa letra.
Cada grupo foi para o espaço que quis dentro do hotel trabalhar na sua letra e passado algum tempo todos apresentaram o trabalho que tinham feito.
Já de tarde fizemos jogos, também com grupos mistos.
Depois, no final do dia, tivemos as noites interculturais do Chipre e da Roménia, onde provámos comidas típicas, aprendemos danças e muitas curiosidades desses dois países .
Dia 8 de Abril
Começámos a manhã com dois jogos de tabuleiro, preparados pela equipa da Áustria, os quais se focavam em expressarmos os nossos sentimentos e a partilhar coisas que normalmente não diríamos a alguém que não conhecesse-mos tão bem.
Outra parte do grupo encontrava-se no lado exterior com a atividade de teatro improvisado onde nos eram dados vários cenários e tínhamos de criar diversas histórias com eles – foi uma atividade muito divertida devido às diferentes maneiras de cada um pensar.
Durante a tarde tivemos a oportunidade de visitar Paphos, visitamos também o museu arqueológico “Tomb of Kings” e a “Petra to Romiou” onde, segundo reza a lenda, foi lá que a deusa Afrodite nasceu.
É realmente uma praia muito bonita e com uma bela história!!
Dia 9 de abril
O último dia do projeto foi focado na reflexão da semana! O dia começou com uma retrospetiva de nossos medos, contribuições e para ver até que ponto nossas expectativas foram atendidas. Acontece que em grande parte o foram, e, na verdade, nenhum dos medos se tornou realidade. Todos nós contribuímos, visto que cada país fez o seu workshop, os talentos foram partilhados e o medo de não conseguir comunicar ou não se entenderem nunca aconteceu.
Além disso, escrevemos uma carta para o nosso futuro e a entregámos aos nossos líderes. Devemos receber esta carta dentro de 6 meses, para ver as mensagens que escrevemos para nós mesmos ou as promessas que fizemos.
O resto do dia foi focado na divulgação e visibilidade, e aprendemos sobre sua importância e a melhor forma de compartilhar o que vivemos aqui.
A tarde terminou com uma avaliação, e conhecemos os nossos amigos secretos, acabando por fim com a cerimónia de YouthPass.
Dia 10 de abril
Às 3h da manhã fomos de autocarro para o aeroporto de Pafos onde apanhámos o voo para Paris, França, onde ficámos algumas horas até chegar horário do voo para Portugal, chegámos 13:40h ao Porto depois de uma longa viagem.
Em partilha, também, o testemunho da Luana, sobre esta experiência: