23/07/2024 – Dia 4
O que é uma boa viagem sem dança?
Hoje o dia foi dedicado a conhecer os nossos colegas da Lituânia, de Itália, de Espanha e da Roménia um pouco melhor. Apesar de ainda não sabermos o nome de toda a gente, estamos confiantes que após alguns jogos vamos conseguir.
O ritmo mais lento e repousado da manhã contrastou com a energia da noite intercultural, com muita dança, música e atividades desportivas.
Cada país apresentou danças tradicionais, começando logo pela magnífica dança tradicional romena feita por um grupo profissional de dançarinos. De seguida, foram apresentadas as danças e jogos dos outros países. Prometemos que tentámos dar o nosso melhor a dançar o malhão e o kuduro.
Finalmente, a nossa colega chegou e a DreamTeam está completa!
24/07/2024 — Dia 5
O que é uma boa viagem sem o grupo completo?
O dia começou com atividades relacionadas com o estilo de vida saudável e maneiras de lidarmos com os nossos problemas e emoções. Mas não pensem que o dia foi pausado porque as atividades de hoje fizeram jus ao título do projeto e não faltaram jogos de desporto coletivos. Boas notícias, Portugal poderá receber novos elementos na brigada da polícia, pois hoje fizemos o teste físico que os Romenos fazem para serem admitidos. Depois destes testes físicos, aproveitámos para fazer jogos coletivos como forma de melhorar a nossa relação com os nossos colegas de todos os países.
Já no fim do dia, fomos servidos com um delicioso jantar seguido de uma festa, que nunca é de mais, e que foi muito divertia uma vez que pudemos conviver de forma mais direta com novas culturas!
25/07/2024 – Dia 6
O que é uma boa viagem sem uma caminhada pela montanha?
A nossa jornada começou com um lindo dia de sol monte acima. Após um início muito íngreme e demorado, chegámos ao pico de uma montanha, que nos surpreendeu pela positiva. A vista, jogos e convívio tornaram o cansaço da caminhada irrelevante. Infelizmente, por causa das nuvens carregadinhas de água, tivemos de acabar a nossa aventura mais cedo. Foram-nos prometidos cavalos mas, como não acabamos o trilho, só vimos joaninhas.
Uma vez no hotel, decidimos ir fazer natação e fomos dar uma volta à chuva na cidade, que foi surpreendente e refrescante.
26/07/2024 — Dia 7
O que é uma boa viagem sem história?
Começámos o dia com audições para Hollywood, com o desenvolvimento de pequenas peças sobre diferentes vícios. Sem dúvida descobrimos novos talentos, arriscamo-nos a dizer futuros Óscares.
Já na segunda parte do dia fizemos uma viagem histórica pelo “Royal Court” de Targoviste, onde, para além das ruínas e de uma igreja, conseguimos subir ao topo de uma torre e obter uma vista panorâmica da cidade. Mais uma vez, procurámos uma visita guiada gratuita – desta vez, a vítima foi uma participante romena, que nos mostrou os cantos e recantos mais especiais da cidade.
Para acabarmos o dia de barriga cheia tivemos uma noite intercultural com muitos petiscos de todos os países. Desde os enchidos latinos até aos doces de leste, conseguimos provar uma ampla variedade de produtos.
27/07/2024 — Dia 8
O que é uma boa viagem sem enigmas?
Hoje abordámos o tema da inclusão no desporto. Através de circuitos ao pé coxinho e jogos de futebol com os olhos vendados, fomos confrontados com aquela que é a realidade de pessoas portadoras de alguma deficiência e alertados para a necessidade de desenvolver estratégias para os poder incluir.
Já da parte da tarde, fingimos ser o inspetor Max, e fizemos um escape room, que não era room porque foi no exterior, nem escape porque só tínhamos de seguir pistas como numa caça ao tesouro.
Terminámos o dia com muita animação, reavivando a nossa criança interior ao fazermos castelos de areia e ao perdermos a voz numa noite de karaoke.