De regresso, após a formação, em partilha o testemunho dos dois representantes da Nó Górdio, a Liliana e o Luís:
[Liliana Ferreira]
Um jogo ou vida real?
Um jogo que retrata a vida real, repleto de desafios individuais e coletivos, através dos quais podes alcançar preciosas aprendizagens!
Não há “o” caminho, mas sim diversos caminhos que podes escolher. Os obstáculos que encontrarás podem ser diamantes, aproveita-os! Põe à prova os teus conhecimentos e habilidades e alcança os teus objetivos, contribuindo para a comunidade. Nunca te esqueças, tu não estás sozinho e as tuas atitudes são determinantes.
Acredita em ti, respeita os outros e lembra-te, tudo o que bom é feito com o coração.
De uma forma geral, é assim que descrevo o que senti e aprendi durante este Projeto de Formação, realizado entre 2 a 9 de setembro de 2024, em Pécsvárad, Hungria.
Foi com muito receio que aceitei voar em direção à tempestade, isto é, sair da minha área de conforto e expor vulnerabilidades, tais como, a pouca fluência na língua Inglesa e timidez. Mas durante o projeto descobri que a exposição de vulnerabilidades é um ato de uma enorme coragem e nos torna mais fortes e confiantes.
Apesar da linguagem oral não ter sido a ferramenta de comunicação que mais utilizei, consegui comunicar e participar ativamente na realização das atividades, mobilizar e aperfeiçoar conhecimentos, capacidades e atitudes.
Aprendi muito e, felizmente, necessito de aprender muito mais!
A participação neste projeto constituiu uma preciosa oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem que ficará para sempre na minha memória e, certamente, contribuirá para intervir de uma forma mais ativa na minha comunidade.
Estou muito grata por esta oportunidade.
Muito obrigada a quem me encorajou a participar neste projeto.
[Luís Ferreira]
O projeto “Find your Path”, foi a minha terceira participação em training courses, promovidos pela Associação Nó Górdio.
Em cada TC há novas expectativas, novas possibilidades e novas oportunidades e, neste, não foi exceção. Desde logo, porque foi o primeiro projeto em que foi possível partilhar estas experiências com a minha esposa, seguido de um crescimento pessoal e profissional que foi possível obter durante esta participação.
O tema do TC, por si, remete para um infopack repleto de atividades que nos canalizam para o jogo, como objeto de formação e educação não formal. No entanto, com o passar dos dias e depois de mergulharmos em todas as atividades muito bem planeadas e dinamizadas pela associação Fiatalok, percebemos que há muito mais a retirar deste projeto, que nos impele a ter momentos de reflexão sobre o nosso próprio caminho e sentido de vida pessoal e profissional.
A minha participação capacitou-me de ferramentas e de um sentido de análise crítica, sobre os meus próprios objetivos e qual o caminho a tomar para a sua concretização. Posso afirmar que esta foi uma das melhores experiências que já tive na minha vida, repleta de curiosidade, experiências únicas, novas amizades e uma descoberta arquitetónica, associada ao nosso local de estadia, que não era nada mais nada menos do que um castelo medieval, referência turística em Pécsvárad, Hungria.
Estou ansioso pela próxima oportunidade de participar num projeto. A todos os que ainda não tiveram a possibilidade ou a coragem de abraçar esta oportunidade, não percam o momento. Seguramente, quando regressarem do projeto terão outra capacidade de pensar fora dos limites do vosso pensamento atual e estarão energizados para novas oportunidades e desafios.