HUMAN DO THE RIGHT THING – como foi?

Organizado pela Stowarzyszenie Harmonia, o intercâmbio de jovens “HUMAN DO THE RIGHT THING” decorrereu de 20 a 28 de novembro de 2024 em Wisła, Polónia.

Envolveu participantes da Polónia, República Checa, Hungria e Portugal.

Idades: 15-17 anos
Equipa Nacional: 8 participantes menores (Bruna Ribeiro, Clara Ramos, Dimytry Lima, Gustavo Carqueja, João Gonçalo Alves, Magda Carneiro, Naiany Pinto e Naiely Pinto) + 2 líderes (Pedro Teixeira e Tawany Araújo).

 

Aqui fica o Diário de Bordo:

Dia 1

O grupo português encontrou-se no Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, no Porto. De lá, apanhámos um voo direto para Cracóvia.

Chegados a Cracóvia, fomos diretamente para Wisla, uma viagem de duas horas. Os anfitriões polacos estavam à nossa espera e juntámo-nos a eles para jantar. Depois, começámos a conviver com participantes de outros países, conhecendo os participantes polacos, húngaros e checos. Durante esta interação, ficámos a conhecer a música de cada país enquanto saboreávamos uma pizza.

 

Dia 2

O nosso dia começou às 8:00 com um pequeno-almoço buffet tradicional polaco.

Às 10:00, começámos com uma atividade de quebra-gelo destinada a ajudar-nos a aprender os nomes de todos, num total de 40 participantes. Em seguida, discutimos as nossas expectativas, receios e contributos para o projeto.

Depois de uma pausa para o café, participámos num energizador e refletimos sobre a tarefa anterior. Para a atividade seguinte, fomos colocados em pares e incumbidos de entrevistar o nosso parceiro para o conhecer melhor.

Depois do almoço, apresentámos ao resto do grupo o que tínhamos aprendido sobre o nosso parceiro.

Para avaliar o dia, escrevemos um adjetivo descritivo num post-it para resumir a nossa experiência.

A primeira noite foi de tempo livre, dando-nos a oportunidade de socializar e interagir com os outros participantes.

 

Dia 3

Hoje acordámos pelas 8:50 e fomos tomar o pequeno almoço que acabou as 9:45 depois disso as 10:30  fomos de autocarro para o castelo de férias do presidente da Polónia.  Dividimo-nos em dois grupos para visitar, mas tivemos de esperar num hotel até as 12:10 para a visita. O nosso grupo era com as húngaras e a visita acabou às 14 e voltámos de autocarro novamente.

Almoçámos sopa de beterraba e peixe frito com batata cozida. Depois tivemos um workshop sobre os direitos humanos as 16 em que estivemos a ver uma apresentação e dividimo-nos em 5 grupos em que tivemos de fazer um poster sobre o que aprendemos na apresentação.

Depois estivemos a socializar até ao jantar às 18:30 e, após isso, estivemos a descansar e às 20:30 tivemos a noite cultural da Polónia, acabando assim o nosso dia.

 

Dia 4

Às 10h começou o workshop da manhã que consistia em atividades/energizers para nos divertirmos e, de certa forma, acordarmos.

Em seguida falámos sobre o projeto Erasmus+, os seus benefícios, os seus objetivos e partilhámos o que sabíamos sobre o projeto Erasmus+.

Ás 13:30 era hora de almoçar mais pratos típicos da Polónia. Nesta pausa houve quem fosse às compras (ímans, recordações…).

Às 15:30 começou o workshop da tarde bem como o início do trabalho final: um pequeno vídeo sobre um determinado direito humano. Hoje foram formados os grupos e discutidas as diferentes ideias para encenar.

Depois ,por volta das 18:30, era hora de jantar e ,em seguida, dar os últimos retoques para a apresentação cultural de Portugal. Uma apresentação extraordinária com bastante interatividade com os restantes membros do projeto e montes de comida.

E esse foi o nosso dia!

 

Dia 5

Às 12h começaram as atividades do dia.
Primeiramente, os grupos nacionais prepararam uma pequena apresentação sobre uma música nacional que abordasse a tolerância. O nosso grupo escolheu apresentar a música de Jorge Palma “Bairro do Amor” através de um powerpoint. Após a pausa do almoço, entre as 13h:30h e 15:30, cada equipa apresentou a sua respetiva música.

De seguida, reunimos em grupos formados ontem para continuar a preparação do trabalho final.

Por volta das 20:30 começou a apresentação da noite Intercultural da República Checa onde foi apresentado um powerpoint com algumas informações históricas e culturais sobre o país. Além disso jogamos um tongue twister e um kahoot.

Para finalizar o dia experimentamos as comidas típicas do país e socializamos na sala de convívio.

 

Dia 6

As atividades de hoje começaram às 10:30 com a criação de cartazes de promoção do programa Erasmus+. Os participantes fizeram a atividade nos mesmos grupos do trabalho final. Após os cartazes estarem concluídos, cada grupo fez uma breve apresentação deles, explicando a sua simbologia e significado.

Depois do intervalo do almoço, às 15:30, houve uma atividade em que os participantes responderam a um questionário sobre os Direitos Humanos, sem lhes ser atribuida uma pontuação. Esta atividade foi seguida de uma apresentação acerca do youthpass.

A última atividade da tarde foi a concepção de um cartaz por parte dos grupos do projeto final que expusesse o direrito humano tratado no trabalho.

Às 20:00 o grupo da Hungria iniciou a sua noite intercultural. Houve uma apresentação que incluiu: história da Hungria, significado da bandeira, locais bonitos, trava-línguas, frases populares, etc…

No final da noite intercultural o grupo húngaro mostrou um episódio de uma animação cómica antiga do seu país e ofereceu a todos os participantes comida típica do seu país.

 

Dia 7

As atividades de hoje começaram às 15:30, depois de uma pausa para o almoço. Começámos com um jogo, o “speed dating”, onde havia pares e cada um tinha uma pergunta e tinha que a ler e responder, isto com um período de 2 minutos, e depois trocavam os pares.

Depois houve uma pequena reunião, para esclarecer como iria ser com as peças que os grupos estiveram a fazer para apresentar amanhã numa escola.

Com a ajuda dos responsáveis do projeto, estiveram a dar-nos a opinião do que podíamos melhorar e a dar mais ideias para o mesmo.

Às 18:30 foi o jantar, sem nenhuma atividade depois do mesmo. Portanto tivemos uma noite livre para socializarmos.

 

Dia 8

Após o café da manhã, saímos para apresentar a peça na escola local às 9:00. Apresentámos as peças dos 4 grupos cujos temas eram right to live, right to health care, right to freedom e right to work e voltámos para o hotel depois da apresentação.

Às 11:15 reunimo-nos para realizar uma atividade com todos os participantes. Foi um momento divertido, onde pudemos relaxar e interagir de uma maneira mais leve após a intensidade da peça e foram feitos posts de disseminação e postados nas redes sociais de todos.

Após a atividade fomos para o almoço.

Depois do almoço, reunimo-nos novamente para a “despedida” e foram entregues os youthpasses. Foi um instante de reflexão e agradecimentos.

De seguida, tivemos um tempo livre para descansar ou explorar por conta própria