Esta YE decorreu na Roménia, em Haghita, entre 05 e 12 de setembro de 2024.
Dia 1- 04/09/2024
Hoje, dia 4 de setembro, começou a nossa aventura. Partimos cedo, eram 06h quando nos encontrámos no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Até chegarmos ao local da mobilidade, tínhamos uma longa viagem pela frente.
O nosso voo para Paris foi às 08:00, e quando aterrámos em Paris eram 11:10. Como tínhamos de apanhar o voo para Bucareste às 16:15, não tivemos tempo de visitar o centro de Paris. Aproveitámos o tempo que tivemos no aeroporto para falar sobre os projetos que tínhamos para realizar e sobre as nossas expectativas.
O voo para Bucareste atrasou cerca de uma hora. A chegada prevista era às 20:15, mas com o atraso, chegamos a Bucareste às 21:15.
Quando chegámos, tínhamos uma minivan à nossa espera para nos levar à residência onde vamos ficar durante a experiência.
A viagem durou cerca de 4 horas. Eram 2:30 quando finalmente chegámos. Assim que chegámos, fomos recebidos por alguns participantes que nos vão acompanhar esta semana.
Após a nossa chegada, uma mesa com pizza esperava-nos para o jantar.
Dia 2 – 05/09/2024
Após algumas horas de sono e ainda cansados, às 08:00 já estávamos prontos para o dia que íamos ter.
Depois do pequeno-almoço, tivemos algumas atividades para quebrar o gelo entre os participantes, mas não sem antes serem ditadas as regras de funcionamento do edifício.
Começámos as atividades com um jogo que consistia em formar uma roda em volta da sala. Uma pessoa era escolhida para sair e, ao voltar, estávamos todos a dançar sob o comando de alguém da roda. A pessoa que saiu tinha de descobrir quem estava a coordenar os movimentos.
Após algumas rondas, iniciámos outro jogo. Desta vez, deram-nos um relógio, e tínhamos de caminhar e ir perguntando aos participantes: “Do you want to date at x hour?” até preencher todas as horas do relógio. Dessa forma, formaram-se pares, que posteriormente foram usados para um minuto de conversa sobre tópicos que nos interessavam. Esta atividade foi muito importante para nos obrigar a comunicar com os participantes e conhecê-los melhor.
Fizemos uma pausa para coffee break. No exterior da sala, havia alguns snacks preparados para esse momento.
Retomámos as atividades, agora com outro formador. Ele fez uma pequena introdução sobre Erasmus, falou sobre o Youth Pass e definiu alguns conceitos relacionados com esta temática.
Após o almoço, fizemos uma pequena visita ao centro da cidade.
Quando regressámos, retomámos as atividades. Mais uma vez, para nos ajudar a memorizar os nomes dos participantes, fizemos um jogo com duas equipas. No meio das equipas, havia um cobertor e um elemento de cada equipa posicionava-se à frente e quem acertasse primeiro o nome do membro da outra equipa ganhava, sendo que o perdedor mudava para a equipa adversária. A equipa com mais elementos no final perdia.
Na actividade seguinte, deram-nos três post-its de cores diferentes, correspondendo a “medos”, “contribuições” e “esperanças” em relação à semana, para afixar na parede e comparar os resultados ao final da semana.
Por fim, escrevemos o nosso nome num pequeno papel e dobrámos. Os nomes foram misturados e tirámos um papel. Depois, deram-nos um envelope, que tivemos de decorar com o nosso nome. Teremos de ser os admiradores secretos da pessoa cujo nome tirámos, e os envelopes servirão para colocar cartas e presentes para ela.
Após uma pequena pausa, fomos jantar. Depois do jantar, tivemos uma “Intercultural Snack Night”, onde os participantes partilharam snacks dos seus países de origem.
Dia 3 – 06/09/2024
Nós acordámos e fomos tomar o pequeno almoço às 9h.
O João, a Pi e a Beni, ficaram hoje responsáveis pelas tarefas diárias, de limpar os copos utilizados ontem e a sala onde realizámos as atividades, durante os intervalos.
Iniciámos os trabalhos as 9.30h e começámos com um jogo que era o “Who I am”.
Após o mesmo tivemos a abordar os diferentes ODS, que irão ser apresentados e abordados durante esta semana.
E fomos almoçar às 13h, após o almoço às 14:30 tivemos a fazer a fazer novas atividades em grupos sobre os ODS, após as atividades tivemos um intervalo até à hora do jantar (20h).
Após o jantar às 21:30 tivemos a noite intercultural da Roménia.
Dia 4 – 07/09/2024
Hoje acordámos prontos e entusiasmados para o novo dia e para os desafios que com ele vem. Fomos tomar o pequeno-almoço e pouco depois estávamos no quinto piso a realizar o energiser do dia: o jogo das cadeiras. De seguida foi a vez da nossa equipa, a equipa portuguesa, apresentar o seu trabalho sobre a fome a nível mundial tendo obtido bastante feedback positivo. Por volta das 10:30 fomos para a cidade, mais especificamente para o restaurante onde viríamos a almoçar comida tradicional romena e onde fomos informados sobre a maneira como este reutiliza a comida que sobrava. Depois fomos descobrir informação relativa ao tópico noutros restaurantes locais ficando bastante satisfeitos com as respostas uma vez que a comida não era desperdiçada. Tivemos algum tempo para explorar a cidade e por volta das 17:00h regressámos ao hotel e concretizámos uma atividade de mímica bem como trabalhámos no “action plan” sobre os temas atribuídos a cada equipa. Depois fomos para a sala de refeições fazer comida usando sobras de outros dias para evitar o desperdício alimentar. Pouco depois jantámos tendo o resto da noite livre de atividades.
Dia 5 – 08/09/2024
Acordámos e tivemos uma apresentação interativa por parte de Espanha sobre “decent work and economic growth”. A seguir, apanhámos o autocarro para visitar Sighisoara, uma cidade histórica da Roménia.
A cidade era muito colorida, cheia de comércio local e de monumentos super típicos do país. Aqui, aproveitámos para falar com os locais e comprar recordações. Foi nesta cidade que tivemos a primeira referência portuguesa quando 3 romenos começaram a falar português connosco; ficamos muito entusiasmados.
Logo depois, viemos ao hostel almoçar e seguimos para outra cidade onde visitámos a casa de um senhor que dedica a sua vida a criar e reproduzir iniciativas sustentáveis e saudáveis, como aquaponia, shots vitamínicos feitos a partir de relva, escola ao ar livre, entre outros.
Depois, voltámos ao hostel, onde tivemos 1 hora livre que passámos a conviver com as várias pessoas do projeto. Quando vimos, já era hora de jantar, seguida pela noite cultural da Lituânia e de Espanha, que se prolongou para uma festa muito divertida com toda a gente dos vários países, jogos interativos, comidas e bebidas típicas da Lituânia e Espanha e mais.
No fim disto tudo, estávamos exaustos. Fomos para os quartos e adormecemos instantaneamente para estarmos prontos para o dia seguinte.
Dia 6 – 09/09/2024
Iniciámos o dia com um pequeno energizer no exterior em que cada palavra correspondia a uma ação – pineapple equivalia a dar uma volta, apple a dar um +5 e banana a saltar. De seguida, voltámos para o interior e encontrámo-nos com o presidente da cidade e tivemos uma conversa sobre a sustentabilidade da cidade. Após o almoço, reunimo-nos na sala principal e ouvimos a apresentação sobre “Poverty” dos nossos colegas da Roménia. Depois, fizemos um exercício onde nos dividimos em dois grupos e fizemos pares. Cada pessoa recebeu uma indicação diferente do que desenhar e tiveram de desenhar em conjunto e no final adivinhar o do outro. Acabámos o nosso “action plan” e criámos um design. Por fim, jantámos e foi free night então ficámos a descansar.
Dia 7 – 10/09/2024
O 6.º dia do projeto começou bem cedo, com o energizer matinal na sala comum. Este energizer consistia em, sem haver comunicação uns com os outros, ordenar as pessoas de acordo com as cores do olhos, do mais claro para o mais escuro, e depois por idades. De seguida, a equipa da Lituânia fez a sua apresentação. O tema era o ODS das Industria, Inovação e Infraestruturas. Quando a apresentação acabou, tivemos um pouco de tempo livre antes de nos dirigirmos para a cidade.
Às 10h30 encontramo-nos no átrio de entrada para nos deslocarmos a pé até ao local onde íamos passar a manhã. Fomos conhecer a empresa Spectrum que é especializada em madeira.
Depois da visita, tivemos um tempo livre para passear pela cidade. Às 13h tínhamos de estar de volta ao alojamento para o almoço.
Depois da refeição, fizemos uma sessão de fotos com a bandeira portuguesa para o site da Nó Górdio. Às 14h30 começou, na sala comum, uma nova atividade. Desta vez, estivemos na presença do dono de uma empresa de High Tech, onde este nos esteve a contar como foi criar uma empresa do zero.
Após a apresentação, ficamos com o encargo de criar um tiktok sobre o nosso tema: Zero Hunger. O resto do tempo ficou para terminarmos a nossa apresentação para a noite cultural.
O jantar foi servido às 20h, como de costume.
A noite cultural era dedicada à Grécia e a Portugal. A equipa da Grécia começou a noite. Passaram um vídeo com uma contextualização histórica, social e política do país. Fizemos um jogo que consistia em tirar um papel que continha o nome de cada um dos participantes do projeto mas em grego. O objetivo era conseguir encontrar o nosso nome e o nome da pessoa que nos calhou no papel. Por fim, ensinaram-nos duas danças tradicionais gregas.
Para acabar a noite, fizemos então a nossa apresentação. Tínhamos preparado um powerpoint com um pouco da essência de Portugal. No final da apresentação, demos a provar algumas coisas portuguesas que tínhamos trazido para apresentar como Licor Beirão, um queijo da serra e ovos moles. Por fim, acabámos a noite a ensinar aos nossos colegas a dança Hangover dos Buraka Som Sistema.
Dia 8 – 11/09/2024
Hoje acordámos, tomámos o pequeno-almoço à hora habitual e dirigimo-nos à sala de atividades para ouvir a apresentação SDG do dia: “paz, justiça e instituições fortes”. Falámos também da nossa opinião sobre os sistemas de justiça de cada país e as nossas opiniões sobre justiça e castigos associados. De seguida ouvimos uma palestra de um político local sobre a sua experiência a mandar ajuda e apoio à Ucrânia devido à guerra que enfrenta. Fomos almoçar e depois de algum tempo livre fizemos um energizer, falámos sobre as nossas opiniões relativas às atividades realizadas nestes últimos dias e preenchemos formulários relativos a esta experiência. Depois de algum tempo livre fomos jantar e revelámos os nossos amigos secretos.