É uma formação que decorre em DALAMAN (Turquia) entre 01 e 08 de março de 2025.
A responsabilidade pelo projeto cabe à MIGRAFRICA, uma associação fundada e dirigida por antigos refugiados que nasceu em 2013 com o objetivo de facilitar a integração e a participação de refugiados, principalmente africanos, na Alemanha e na Europa, na vida social, política e económica das comunidades que os acolhem.
Cada organização parceira envia quatro participantes e estão envolvidas associações da Alemanha, Porugal, Letónia, Chipre, Bulgaria. Norte Macedónia e Turquia!
O projeto Inclusão Social Através do Empreendedorismo (SITE – Social Inclusion Through Entrepreneurship) tem como objetivo promover a inclusão social de grupos desfavorecidos, utilizando o empreendedorismo como ferramenta de capacitação e integração.
Os objetivos principais incluem:
- Promover a Inclusão Social
- Capacitar pessoas de comunidades marginalizadas, como jovens com menos oportunidades, migrantes e outros grupos vulneráveis, para participarem ativamente em iniciativas empreendedoras.
- Desenvolver Competências Empreendedoras
- Fornecer formação prática em áreas como planeamento de negócios, literacia financeira e competências digitais, essenciais para o sucesso no empreendedorismo.
- Incentivar a Colaboração Transnacional
- Estimular parcerias entre organizações e participantes de diferentes países, promovendo o diálogo intercultural e a partilha de boas práticas.
- Aumentar a Consciência sobre Empreendedorismo Social
- Inspirar os participantes a criar iniciativas que combinem impacto social com viabilidade económica.
- Fomentar o Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo
- Promover modelos de negócios inclusivos e sustentáveis, alinhados com os princípios da responsabilidade social e ambiental.
- Promover o programa E+, aprender a acompanhar o processo de aprendizagem, utilizar o passe jovem e criar metodologias de utilização de competências, de autorreflexão e de documentação do processo de aprendizagem
- Definição de metodologias educativas para sensibilizar os jovens e promover a igualdade e a inclusão através da educação não formal
O grupo português já chegou a Dalaman e está muito entusiasmado com esta formação!