A Associação Nó Górdio está a promover mais um projeto europeu que consiste numa formação para profissionais que que exercem atividade com jovens (Youth Worker Training) e que decorrerá em Gandra, Paredes, entre 03 e 10 de janeiro de 2023.
Este projeto denomina-se CLOSING THE GENDER GAP AND EMPOWERMENT OF ALL WOMEN THROUGH EDUCATION (GENDED) e o seu objetivo principal é o de capacitar, recorrendo a métodos de educação não formal, os participantes com competências e confiança para se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades combatendo e prevenindo a violência baseada no género.
O projeto envolve 36 participantes (nove organizações com quatro participantes cada) e 4 formadores/facilitadores, num total de 40 pessoas, maiores de idade, provenientes dos países Portugal, Chipre, Lituânia, Macedónia do Norte, Espanha, Croácia, Hungria, Polónia e Grécia.
O GENDED foi galardoado como um Projeto Inspirador no âmbito da Ação Chave 1 –Mobilidade de técnicos. Todos os anos a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, no âmbito das suas responsabilidades de gestão do programa Erasmus+ Juventude e Desporto, seleciona um conjunto de projetos considerados Projetos Inspiradores com o intuito de dar a conhecer ao público em geral e às organizações exemplos de projetos que em sede de candidatura, demonstram ser modelo e exemplo.
As Agências Nacionais Erasmus+ Juventude e Desporto e Educação e Formação realizaram no dia 16 de dezembro, no Auditório Municipal da Figueira da Foz, a Entrega dos Prémios de Boas Práticas 2022. Além dos 35 anos do Programa #erasmusmais, celebra-se também o Ano Europeu da Juventude e o evento teve como objetivo distinguir os projetos que se destacaram e de carácter mais inspirador para toda a comunidade Erasmus+, entre os quais o GENDED.