Sustainable Tourism in the Szekler Area – Os dias do meio

Dia 4 | 21.08.2024: Uma visita inspiradora e a gastronomia como potenciador turístico

No quarto dia desta aventura, começámos por visitar um local relacionado com turismo sazonal em que tinha de tudo: piscinas, pista de ski, toboggan de montanha, restaurantes e alojamentos locais. Foi curioso e interessante ver a forma como os responsáveis solucionaram o facto da pista de ski funcionar apenas no inverno, com o toboggan que pode funcionar todo o ano!

Logo depois, apanhámos de novo o autocarro para o local onde fomos aprender mais sobre o turismo gastronómico. Deram-nos as boas-vindas com uma bebida e um almoço típico – Goulash! De seguida, fizeram-nos uma visita guiada pela quinta, onde vimos alguns animais como galinhas, vacas, porcos, cavalos, e até um burro de estimação! Foi uma visita única, que transmitiu uma energia inexplicável – o facto de se poder viver com o que se cria e cultiva, desde a própria carne dos animais, até às diversas frutas e legumes. Juntamente com o facto de ser um local isolado, faz pensar bastante no contraste com as cidades principais, e nas diferentes formas de viver!

Voltámos para o alojamento, e enquanto alguns vestiram o fato de banho e foram para um lago, outros optaram por descansar…  Jantámos e finalmente tivemos a chance de apresentar a nossa noite intercultural, juntamente com a da Roménia. Da nossa parte, contamos-lhe a nossa história, desde as nossas glórias marítimas até às nossas comidas e bebidas típicas, enquanto fomos mostrando músicas típicas de fundo. De seguida, distribuímos uns tremoços, e fizemos um Quizz, ao qual demos como prémio à equipa vencedora algo típico do nosso país – vinho do Porto. Quanto à parte da Roménia, falaram-nos um pouco sobre eles, e mostraram-nos as suas danças tradicionais, foi bastante divertido!

 

Dia 5 | 22.08.2024: Elaborar um poster e conhecer um bom exemplo de turismo sustentável

Fomos a equipa encarregada de limpar as salas, portanto às 7h30 já estavamos na sala de convívio e refeitório a limpar. De seguida tomámos o pequeno-almoço às 8h.  As atividades começaram às 9h e consistiram de fazer um poster promocional sobre vários tópicos relativos a problemas que as Nações Unidas querer ver resolvidas no Mundo.
Fomos almoçar às 13h e de seguida, às 14h fomos visitar, de autocarro, uma espécie de quinta com animais, tais como, cavalos, burros, veados, cabras, galinhas, bodes, coelhos, e muitos outros. Todos estes animais podiam ser tocados e dados de comer, e serviram para mostrar como aquele local conseguia ser um perfeito exemplo de um negócio de turismo sustentável.
Chegámos ao alojamento perto das 18h30 e fomos jantar às 20h. À noite tivemos as apresentações da noite intercultural da Estónia e Espanha, respetivamente, tendo início às 21h30 e terminando às 23h30 e assim termina o nosso dia!

 

 

Dia 6 | 23.08.2024: Um dia na terra do Drácula

Ontem foi o nosso dia completo em Sighisoara, e foi repleto de atividades que nos deram um mergulho profundo na rica história da cidade. Começámos o dia reunindo-nos às 8h50 para iniciar a nossa exploração do centro histórico de Sighisoara, Património Mundial da UNESCO.

A nossa manhã começou com uma caça ao tesouro destinada a dar-nos a conhecer os pontos de referência mais emblemáticos da cidade. Visitámos a Torre do Relógio, passeámos pela movimentada praça principal e até visitámos a infame Casa do Drácula. Também subimos a Escada Coberta, que nos levou à Igreja na Colina, com vistas deslumbrantes sobre a cidade. Ao longo do caminho, parámos em várias torres históricas, incluindo a Torre dos Latoeiros e a Torre dos Ferreiros, cada uma com a sua história única.

Por volta das 12h45, reagrupámo-nos para um almoço tradicional romeno num restaurante local. O ambiente era acolhedor, com música de piano ao vivo tocada por alguns dos participantes, melhorando a nossa experiência gastronómica. Foi um momento perfeito para relaxar e saborear a autêntica cozinha local. A tarde foi livre para explorarmos ao nosso próprio ritmo. Juntos, aceitámos o desafio de uma sala de fuga, procurámos lembranças e simplesmente passeámos pelas ruas coloridas de Sighisoara, absorvendo o encanto desta cidade medieval.

Ao fim da tarde, reunimo-nos para rever os vídeos e as fotografias da nossa caça ao tesouro, partilhando os nossos momentos favoritos e reflectindo sobre o dia. Terminámos a noite com alguns jogos de grupo, desfrutando de um momento descontraído e divertido em conjunto. Foi um dia cheio de descobertas, de trabalho de equipa e de união, que realçou verdadeiramente a riqueza histórica e cultural de Sighisoara!

 

Dia 7 | 24.08.2024: Com as mão na massa a trabalhar o Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Depois de um energizer super divertido, reunimo-nos nas equipas do dia anterior para falar sobre como o turismo em Sighisoara e na zona histórica de Szekler pode ser melhorado. Depois de trocarmos algumas ideias, fizemos um cartaz e apresentámo-lo em seguida. Depois de um breve intervalo, começámos a apresentar os cartazes produzidos no dia anterior sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável. Foi uma boa atividade porque pudemos aprender um pouco sobre todos estes objetivos e sobre as formas de os alcançar.

Depois do almoço, juntámo-nos aos nossos grupos de produção de equipas e começámos a fazer vídeos e artigos sobre diferentes tipos de turismo.

A noite começou com um jantar muito semelhante a uma refeição portuguesa: massa com frango guisado. Às 21 horas, os grupos da Lituânia e da Macedónia começaram as suas apresentações. A Lituânia decidiu utilizar o teatro como base para que pudéssemos compreender melhor as suas tradições. Foi de facto uma apresentação muito diferente. A Macedónia, por outro lado, optou por uma apresentação mais comum, acrescentando um questionário no final com diferentes perguntas sobre a sua cultura.

Um dia em cheio, com melhorias inesquecíveis.

 

EnglishPortuguese