Sustainable Tourism in the Szekler Area – Os primeiros três dias

Dia 1 | 18.08.2024: O Início da Aventura

Hoje marcou o primeiro dia do nosso projeto Erasmus, e a nossa aventura começou cedo, às 5h30 da manhã, quando todos nos encontrámos no Aeroporto do Porto. Desde o primeiro momento, era evidente que os participantes estavam entusiasmados e abertos a conviver e a conhecer melhor uns aos outros. O nosso primeiro voo foi para Madrid, onde tínhamos uma escala de 14 horas. Aproveitámos esse tempo para explorar alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. No entanto, devido a motivos pessoais, um dos membros do grupo optou por permanecer no aeroporto, enquanto os restantes seis participantes partiram para a aventura.

Em Madrid, visitámos locais como a Fonte de Cibeles, o Museu do Prado, o Parque El Retiro, o Museu Nacional, a Gran Vía, a Catedral de Santa Maria, o Palácio Real, o Mercado de São Miguel, a Plaza Mayor e a Puerta del Sol. Durante a hora de almoço, experimentámos uma iguaria típica da cidade: “bocadillos de calamares”. De volta ao aeroporto, embarcámos no voo das 21h45, chegando a Timisoara às 2h30 da manhã. No aeroporto, uma carrinha aguardava-nos para nos levar até às instalações do projeto em Cristuru Secuiesc, onde chegámos por volta das 7h da manhã.

Apesar do cansaço, estávamos todos prontos para começar as atividades do projeto às 8h. As atividades começaram às 10h, tendo o objetivo de conhecer e saber o nome dos vários participantes. Este primeiro dia não só serviu para que nos conhecêssemos melhor, mas também para criar laços que nos unirão ao longo do projeto, formando um grupo mais coeso e preparado para enfrentar os desafios que estão por vir. Os países participantes são: Portugal, Espanha, Roménia, Estónia, Macedónia e Lituânia.

 

 

Dia 2 | 19.08.2024: Dinâmicas de Grupo e Experiências Culturais

O dia começou as 8.30 da manhã com energizers, que nos ajudaram a despertar e a conhecer melhor uns aos outros, tais como:

Apresentação: Tivemos a oportunidade de dizer nossos nomes.

Jogo da Cadeira: Um participante dizia “Whatever the wind blows…” e, em seguida, mencionava uma característica que obrigava as pessoas com essa característica a trocar de lugar.

Jogo dos nomes: Atirávamos uma bola enquanto dizíamos nosso nome e o nome da pessoa para quem íamos lançar a bola.

Conversa em Grupo: Fomos divididos em pares para discutir tópicos dados pelo organizador, permitindo-nos aprofundar as interações, os tópicos foram relacionados com os nossos países e experiências pessoais. Após essas atividades, discutimos as regras do projeto e, em seguida, tivemos o almoço, onde experimentámos a famosa sopa goulash. Depois do almoço, participámos em mais um energizer que nos preparou para uma atividade de caça à  missão que nos levou para a missão da tarde onde fomos desafiados a completar uma série de objetivos em conjunto, o que nos proporcionou uma experiência divertida e colaborativa.

Ao final da tarde, alguns de nós decidiram fazer exercício físico ao final do dia de forma autónoma ao ar livre na casa onde estamos hospedados. Durante o dia, a partir das 7h45, enfrentámos um imprevisto: a falta de água na casa. A água só voltou às 20h, o que criou algumas situações engraçadas, como levar baldes de água para os quartos e tomar banho ao ar livre com a ajuda desses baldes após fazer exercício físico. Para encerrar o dia, tivemos uma Noite Cultural, onde os participantes dos seis países representados no projeto partilharam comidas típicas das suas regiões. Foi um momento de grande convivência e troca cultural. Este dia foi repleto de oportunidades para conhecer pessoas novas e praticar o meu inglês. Aprendi os nomes de muitos participantes e comecei amizades que espero manter e desenvolver ao longo do Erasmus.

 

Dia 3 | 20.08.2024 – E o Turismo?

Hoje entrámos já um pouco no tema do projeto: turismo sustentável!
De manhã, começámos por falar um pouco sobre o Erasmus+ e todos os tipos diferentes de experiências que podemos ter dentro do mesmo, e de seguida em pequenos grupos, falámos sobre o que é o turismo e os seus diversos tipos: gastronómico, histórico, sazonal e da natureza.
De tarde, fizemos uma simulação do parlamento, onde nos dividimos novamente em grupos, desta vez aleatoriamente, onde tiramos papéis que continham partidos políticos. Com base nesses partidos, distribuímo-nos pelo “parlamento” e foi atribuído um tópico para a assembleia – se deveriam ser alteradas de forma a ser mais severas, as leis de combate à poluição do ar, com vista a atingir a meta de 0% poluição até 2050. Investigamos em grupos mais pequenos sobre, e com base no que o nosso partido acredita, debatemos e partilhámos argumentos!  No fim, votámos de acordo com as nossas crenças. Foi interessante e elucidativo, o facto de percebermos que em partidos, chegámos a uma decisão (a favor) e a nível individual outra (contra). Achei ainda que foi algo bastante enriquecedor o facto por exemplo de as ideias dos partidos que representavamos poderem ser completamente diferentes das nossas crenças, e mesmo assim termos de as defender num debate. Abre portas a raciocínios mais longos e interessantes!
Da parte da noite, foi algo mais livre, onde cada um pôde fazer o que queria. Do que posso falar, a nível pessoal, ficámos a jogar diversos jogos e a conviver com as diferentes nacionalidades, e foi uma noite para relembrar!

EnglishPortuguese