Training course – Less for more

O quê? Training course – Less for more

Onde? Rustavi – Geórgia

Organização responsável – InoChange, Tblisi | Salome Gvelesiani

Formador – Bernard Moreau

Como? O curso de formação, teve lugar em Rustavi, na Geórgia, e permitiu dar sentido aos intercâmbios de jovens, reduzindo o carácter mecânico de certas práticas, e considerando novamente os intercâmbios como um instrumento de emancipação para os jovens.

Refletiu-se principalmente sobre os aspetos qualitativos, tais como participação ativa, aprendizagem intercultural, avaliação, impacto, etc. e partilhámos experiências, e tivemos ainda a oportunidade estabelecer ligações com algumas abordagens teóricas.

Países parceiros: Bélgica, Geórgia, Curaçao (Holanda), Portugal, Espanha, Arménia, França e Albânia.

Quem?  A representar a Nó Górdio tivemos o seu presidente Albino Pereira e a Patrícia Vagaroso.

Diário de Bordo

 

18 abril 2024

No primeiro dia, iniciámos com a dinâmica de grupo “Get to know each other”.

Preenchemos individualmente um passaporte, identificando a nossa proveniência, facultando alguns dados e acrescentando uma Polaroid com a nossa fotografia.

Fizemos uma série de atividades com um parceiro escolhido de forma aleatória, percorremos labirintos gráficos em conjunto, falámos um pouco de nós, debatemos qual o contributo que podemos dar aos projetos. Basicamente falámos sobre  educação não formal, dinâmicas de aprendizagem, como promover uma Youth Exchange com qualidade, quais os contributos,  quais os objetivos…

Agrupados por países, elaborámos um cartaz com a apresentação da Nó Górdio: informações mais relevantes, áreas de atuação, história da Associação,  contactos, logótipo, etc.

Depois de jantar partilhámos a apresentação dos cartazes das nossas associações.

Assim, conhecemos as organizações parceiras desta formação. Destacamos a Association bwa Lansan, sediada em Guadalupe que trabalha temas como proteção ambiental, a educação e a transmissão/preservação de tradições culturais. Outro projeto interessante é o da Dokano, da Bélgica, que tem como objetivo promover cidades sustentáveis, oferecer momentos de desfruto na natureza com passeios de canoa, enquanto fazem a limpeza dos rios.

 

19 abril 2024

No segundo dia o tema foi: Global picture of Erasmus + Youth Exchanges
O grupo foi dividido em 3 equipas, nas quais havia jogos com questões de múltipla escolha e verdadeiro/falso sobre Youth Exchanges. A cada equipa foi atribuído um número inicial de pontos que poderia ser apostado durante o jogo, o que tornou a atividade extremamente dinâmica.

Após o coffebreak o tema foi a gestão dos Youth Exchanges e os tipos de participantes dos projetos.

O que é a aprendizagem, a diversidade cultural e a aprendizagem intercultural foram o mote para um tempo de reflexão.

Depois de jantar, um breve passeio por Rustavi onde pudemos ouvir uma banda a tocar ao vivo num pequeno bar.

 

20 abril 2024


A manhã do terceiro dia foi direcionada para trabalhar sobre o impacto das Youth Exchanges, a sua visibilidade e disseminação. Depois tivemos a tarde livre para passear por Tbilisi, explorámos a cidade velha com o nosso guia Mika que, além de nos dar uma breve ideia da cidade e do país, contou pequenas histórias e lendas. O dia terminou com um jantar com comidas e danças típicas da Geórgia e mais tarde regressamos a Rustavi.

 

21 abril 2024


No quarto dia, trabalhámos estratégias de avaliação, aspetos técnicos e administrativos. Depois houve um Open Space em que a participante Ida da Albânia desenvolveu algumas estratégias de animação de grupos e o Art falou sobre o seu projeto e algumas questões que tinha acerca da avaliação do próprio projeto e como fazer a sua disseminação.

Tivemos um tempo de reflexão com alguns jogos e por fim a noite cultural, em que cada um dos países apresentou algumas tradições, algumas comidas ou bebidas típicas do seu país e algumas histórias e mitos também.

 

22 abril 2024


No quinto dia trabalhámos na construção de parcerias, começámos com um jogo em que com a ajuda de algumas cartas definimos objetivos e valores inquestionáveis para a construção e implementação de um bom projeto de Youth Exchange.

O Ultimate Speed Dating, foi uma atividade bastante dinâmica, na qual durante alguns minutos conversávamos com possíveis parceiros.

Por fim, reunimos com os parceiros escolhidos e fizemos um plano de ação para montar uma candidatura a um projeto: “Clean games for all” é a nossa proposta para montarmos um projeto de parceria (KA2, Small Scale project) com a Espanha (jogos tradicionais), Bélgica (canoagem), Albânia (caminhadas), França (relação com a natureza) e Portugal (golf). Este projeto visa, sobretudo, combinar os jogos, como forma de inclusão, e a proteção ambiental.

Terminámos com a apresentação do nosso projeto em comum.
No final, foi feito o encerramento do curso com a avaliação e preenchimento do Youthpass, não sem cantar os parabéns à associação que nos recebeu na Geórgia e que fazia 9 anos de existência.

 

EnglishPortuguese