YE – Sporty Mental Health: don’t bury your emotions let it flow! O Diário, parte 1

Aqui se partilha o diário dos participantes nesta YE.

Dia 13 de Outubro de 2024

Dia de partida:

Às 14h:30min portuguesas encontrámo-nos no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto onde apanhámos o primeiro voo na companhia da AIRSERBIA às 17h:35min. Chegámos ao aeroporto Nikolas Tesla por volta das 22 horas onde jantámos enquanto esperávamos pelo outro voo da AISERBIA para o aeroporto Lanarca. Aterrámos por volta das 04h da manhã, onde nos esperava um autocarro que nos trouxe até ao Hylatio Tourist Village, o local onde nos encontramos hospedados. Chegámos por volta das 5 horas da manhã cansados, mas cheios de expectativas no projecto de Erasmus + “Sporty Mental Health: don’t bury your emotions let it flow “!

Dia 14 de Outubro de 2024 

 

Da parte da manhã, fizemos alguns jogos para conhecermos melhor os outros participantes e houve uma reunião onde foram anunciadas as regras do projeto. Durante a tarde, realizamos um peddy-paper, de modo a conhecer e visitar Pissouri.

 

 

15 de outubro 2024

Começámos a manhã a fazer atividades de ginástica e fotografia. Em ginástica treinámos a nossa força de forma animada e em fotografia mostrámos aos outros países como vemos a saúde e as emoções a partir da terapia fotográfica.

Na parte da tarde fizemos uma terapia artística: desenhámos a nossa jornada de vida, tanto na saúde mental como no bem-estar físico. Acabámos a tarde com uma momento de meditação em que criámos o nosso “local seguro”.

 

16 de outubro 2024

Hoje, o dia começou com uma sessão de basquetebol, onde os participantes puderam praticar habilidades técnicas como passes, dribles e lançamentos. Foi uma atividade divertida onde pudemos interagir com pessoas de várias nacionalidades de forma mais ativa e desportiva.

À tarde, houve um conjunto de cinco atividades focadas nas emoções e na forma como lidamos com elas. Enquanto algumas atividades eram calmas e relaxantes, outras testavam o nosso estresse e tivemos que encontrar estratégias para controlar as nossas emoções.

No final da tarde houve uma apresentação dos trabalhos de casa sobre desportos inclusivos. Foi discutida a importância de modalidades adaptadas para pessoas com deficiência, como o basquetebol em cadeira de rodas e o boccia, sublinhando o papel da inclusão no desporto e seus benefícios para a sociedade.

No final do dia, foram apresentadas as culturas da Lituânia e de Chipre durante a noite cultural, com vídeos engraçados, música, história e comidas tradicionais.