Os dois líderes de grupo (o António e a Madalena) e os oito participantes (A Beatriz, o Carlos, a Cristiana, a Emília, o Igor, a Mafalda, o Miguel, o Ricardo Fernandes, o Ricardo Santos e a Sara) partilham os seus testemunhos sobre a participação nesta YE:
António José Oliveira
O Projeto Erasmus+ “Sport and Mental Health: Don’t bury your emotions, let it flow”, decorrido entre os dias 13.10 -24.10.2024, aumentou as minhas competências e as dos participantes na língua inglesa porque no intercâmbio só se falava inglês. As atividades do projeto, serviram para mim e para todos os participantes, termos a noção de que a atividade física é um veículo de aumento do nosso bem-estar físico, emocional e psicológico. Essas atividades mostraram aos jovens aspetos importantes, por exemplo, na sua alimentação, contribuindo, assim, para a melhoria da sua saúde mental e controlo das suas emoções. Como Team Leader (professor acompanhante), estes projetos são uma mais-valia para os jovens, porque desenvolvem a sua auto-estima, o relacionamento entre os participantes de vários países, o espírito de grupo e equipa. Penso que foi uma experiência extraordinária para mim e para a minha equipa. Para terminar deixo este lema para todos os futuros Team Leaders: “Nós fomos dois jovens numa equipa de jovens!”
Madalena Proença
O meu nome é Madalena Proença e fui uma das professoras acompanhantes de um grupo de 10 alunos da Escola Secundária Daniel Faria, no projeto de intercâmbio juvenil Erasmus+ “Sport and Mental Health- don’t bury your emotions let it flow”. Nunca antes tinha pensado em fazer um projeto deste tipo e estava bastante curiosa em saber como é que tanto eu como os alunos iríamos participar nas atividades com alunos de seis países diferentes. Posso dizer que foi uma experiência extraordinária e enriquecedora em que contatei com jovens da Roménia, Lituânia, Polónia, Bulgária e Chipre. Além do desenvolvimento de atividades relacionadas com a saúde mental e com o desporto, conheci um país maravilhoso com gente acolhedora e que me fizeram sentir como em casa. Partimos com belas histórias e recordações e sei que será uma experiência que os alunos nunca esquecerão.
Beatriz Carvalho
Olá, chamo me Beatriz Carvalho e estive presente no programa Erasmus+ “SPORT AND MENTAL HEALTH: DON’T BURY YOUR EMOTIONS; LET IT FLOW.” SPORTY MENTAL de 13 a 23 de outubro em Limassol, Chipre. Ao longo de todo o programa foi-me incutida a relação do desporto com a saúde mental, percebi que a prática de desporto é uma maneira de aliviar o stress e a ansiedade acumulada de acontecimentos do nosso dia a dia. Para além disso, aprendi também a respeitar mais os outros e a pôr-me “na pele dos outros” antes de criticar ou tecer um comentário, percebi também que diferenciamos as pessoas consoante a sua classe social e o seu poder monetário e que essa situação constitui uma ação de preconceito. Desenvolvi também capacidades comunicativas e sociais uma vez que apenas comunicávamos em inglês entre participantes. Foi uma experiência que me tornou mais completa uma vez que melhorei o meu inglês, descobri novas técnicas de comunicação como a utilização de gestos e vocabulário em romeno, búlgaro e polaco. Por fim este programa de Erasmus cultivou muitas memórias excecionais que não conseguirei esquecer, criou laços e amizades entre pessoas de diferentes países. Por fim, foi algo que me tirou da minha zona de conforto pelo facto de se ter evidenciado uma necessidade maior de ser mais comunicativa do aquilo que sou e foi uma oportunidade para melhor o meu inglês e aprender novas coisas e a relação existente entre o desporto e a saúde mental, bem como aprender mais sobre outras culturas e costumes.
Carlos Sá
Eu chamo-me Carlos, tenho 16 anos e participei no projeto de ERASMUS+ SPORT AND MENTAL HEALTH: DON’T BURY YOUR EMOTIONS; LET IT FLOW.” SPORTY MENTAL. Antes de ser convidado para este projeto, desconhecia a possibilidade de participar em ERASMUS+ e as restantes oportunidades deste projeto, como o Erasmus Mundus. Este projeto proporcionou-me uma experiência agradável, em que desenvolvi diversas competências, como competências linguísticas e culturais, como por exemplo nas noites interculturais em que aprendíamos muito sobre os países envolvidos no projeto. Não só descobri uma nova forma de aprender mais interativa e divertida, como também conheci novas culturas e pessoas, o que me tornou uma pessoa mais consciente e independente. Porquanto, foi uma experiência incrível e inovadora para mim e recomendo a todas as pessoas a participarem pelo menos uma vez neste projeto, porque vale a pena.
Cristiana Oliveira
Sou a Cristiana e participei no projeto Erasmus+, Sporty Mental. Durante estes 10 dias aprendi e convivi muito, foi uma experiência única e inesquecível. Quando aderi a este projeto tinha muitas expectativas e aquilo que vivi conseguiu superá-las. Esta experiência fez-me crescer intelectualmente, não só ao nível do conhecimento, mas também fez com que eu conseguisse abrir a mente para outras perspetivas.Adorei aprender e conviver com outras culturas e espero que daqui em diante tenha a oportunidade de participar em mais projetos deste género.
Emília Coelho
Eu adorei fazer parte deste projeto, e espero no futuro ter esta oportunidade novamente. Estas duas semanas ensinaram-me imenso, desde desportos e jogos até estar em contacto com as minhas emoções e aprender estratégias para lidar com problemas. Além disso, fiz amizades para a vida e aprendi imenso sobre outras culturas: músicas, danças, jogos… No geral, estas duas semanas foram de muita aprendizagem, mas ainda mais diversão, e superaram as minhas expectativas, que já eram bastante altas. O projeto Sporty Mental foi tudo o que esperava e muito mais, e foi uma experiência inesquecível onde aprendi coisas que irei levar comigo para o resto da vida.
Igor Barbosa
O meu nome é Igor Gonçalo da Silva Barbosa tenho 16anos, e fiz parte do projeto Erasmus+ “Sport and Mental Health: Don’t bury your emotions let it flow” – SPORTY MENTAL. Neste projeto, desenvolvi o meu inglês através da interação com os outros participantes de outros países, assim, desenvolvendo o meu nível de interação. Porém, acho que eu poderia ter participado mais em certos momentos durante as atividades. Para além disso, as atividades foram, maioritariamente, interessantes, desafiadoras e engraçadas, mas por vezes, algumas eram aborrecidas e não chamavam muito a minha atenção. Contudo, foi um projeto onde aprendi muito sobre como o exercício físico pode nos influenciar a nível mental, e a importância que tem nas nossas vidas, fiz novos amigos, aprendi novas palavras em outras línguas e, portanto, fez-me adorar este projeto.
Mafalda Vasconcelos
Olá, eu sou a Mafalda Vasconcelos e tenho 17 anos sou de Baltar, Paredes e viver esta experiência para mim foi fantástico e inesquecível. Este projeto de ERASMUS ” Don’t bury your emotions let it flow- sports and mental health”, foi uma experiência muito enriquecedora, pois para além de ter trabalhado áreas como a saúde mental, aprendi técnicas de controlo da saúde mental. Além disso, também fizemos bastante desporto e fizemos uma interligação entre estes dois temas, que estão muito presentes na minha vida pois pratico desporto e a saúde mental tem feito cada vez mais parte do meu dia-a-dia. Por isso, este projeto foi muito importante. Outra das razões pela qual eu adorei este projeto foi que, para além de abordarmos temas como a saúde mental e o desporto, conheci bastantes pessoas de outros países e aprendi as suas culturas, as suas danças, as suas línguas o que foi uma experiência demasiado enriquecedora e só fez com que eu quisesse cada vez mais pesquisar e saber sobre as culturas dos meus colegas e querer saber mais sobre o seu dia-a-dia. Este projeto Erasmus foi uma experiência muito enriquecedora e muito interessante e foi muito importante para eu crescer como pessoa pois ganhei bastante confiança em falar inglês e a perder alguns medos que tinha de falar em inglês com os outros.
Miguel Moreira
O meu nome é Miguel, tenho 17 anos e participei no projeto Erasmus+ “SPORT AND MENTAL HEALTH: DON’T BURY YOUR EMOTIONS; LET IT FLOW.” SPORTY MENTAL”. Durante este projeto, eu desenvolvi várias competências sociais e pessoais, fiz várias amizades e aprendi muitas palavras de outras línguas, fruto do constante intercâmbio entre os vários países presentes no Chipre, por isso foi uma excelente experiência que pretendo, sem dúvida alguma, repetir.
Ricardo Fernandes
O meu nome é Ricardo Fernandes tenho 17 anos e sou um dos participantes no projeto de Erasmus + “Sporty and Mental health: Don’t bury your emotions; Let it flow.” Sporty Mental. Gostei muito de participar neste projeto, pois desenvolvi muitas competências, sendo uma delas o meu inglês onde tenho bastante dificuldade. Também desenvolvi o trabalho em equipa que exige muita interação entre os participantes. Em relação as atividades foram incríveis eram muito diversificadas e atraentes. O hotel onde ficamos era muito bom. Fiz muitas amizades que vou levar para o resto da minha vida. A experiência foi muito boa e gostei muito.
Ricardo Santos
Olá! O meu nome é Ricardo Santos, tenho 16 anos e fiz parte do projeto Erasmus+ “SPORT AND MENTAL HEALTH: DON’T BURY YOUR EMOTIONS; LET IT FLOW.” SPORTY MENTAL” entre 13 a 24 de outubro. O projeto foi uma experiência muito positiva. Aprendi como o desporto pode melhorar a saúde mental e a importância de expressar as emoções de forma saudável. Além disso, foi uma ótima oportunidade para socializar com pessoas de diferentes culturas, criar novas amizades e partilhar perspetivas. O projeto ajudou-me a crescer tanto emocional como socialmente.
Sara Cepeda
O meu nome é Sara Cepeda e fiz parte do projeto “SPORT AND MENTAL HEALTH: DON’T BURY YOUR EMOTIONS; LET IT FLOW.” SPORTY MENTAL” foi uma boa experiência, aprendi muitas coisas, sendo uma delas habituar-me a comunicar em inglês e a lidar com todos os tipos de personalidades e feitios. Nem gostei nem desgostei da experiência, não superou as minhas expectativas, visto que este tipo de programas é para pessoas com mais tendência de sociabilidade e não para pessoas tímidas como eu, mas não me arrependo de ter participado.