YE – Sporty Mental Health: don’t bury your emotions let it flow!

  • Novembro 2, 2024
O grupo português representando a Nó Górdio, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Daniel Faria, participa nesta Mobilidade Juvenil (Youth Exchange – YE), no Chipre, promovida pela Active Cypriot Programs and European Learning Into Acceptance, ACPELIA, #acpelia!
A atividade principal decorre entre os dias 13 e 24 de outubro de 2024 e envolve 60 participantes, com idades entre os 15 e os 19 anos, e 12 líderes de grupo, dois por cada país (Bulgária, Chipre, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia).
Os objetivos principais deste projeto são:
  1. Sensibilizar para a saúde mental dos jovens e o seu impacto nas suas vidas.
  2. Promover o desporto como um modo de vida mais saudável.
  3. Desenvolver competências práticas relacionadas com várias técnicas de respiração e desportos que podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.
  4. Promover a aprendizagem intercultural e o envolvimento social entre os participantes, fomentando a sua capacidade de reduzir o stress e levar um estilo de vida ativo.
  5. Promover a cidadania ativa e o envolvimento social entre os participantes, fomentando a sua capacidade de reduzir o stress e levar um estilo de vida ativo.
  6. Promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos os participantes, incluindo aqueles que são menos sociáveis.
  7. Fomentar um sentido de comunidade e de ligação entre os participantes, promovendo o bem-estar social e emocional.
  8. Proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo a melhoria da saúde mental, a comunicação em equipa e a competência intercultural.
  9. Criar um espaço seguro e de apoio para cada participante que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal.
  10. Realizar uma exposição de arte/evento de moda feito totalmente com roupas reutilizadas para promover a moda sustentável e incentivar os jovens a usar a sua criatividade.
  11. Preparar a criação de um pequeno vídeo como parte do processo de divulgação.
  12. Criar um ambiente onde os jovens possam aprender a lidar com situações de stress e actividades que aliviem a doença mental.